Não é de hoje que o glamour em torno do mal, do diabólico, do perverso, tem se sublinhado através dos meios de comunicação e das redes sociais. As novelas e minisséries com apelos extremamente violentos, dão verdadeiras aulas de como corromper e corromper-se, a apologia do TER a qualquer custo, escancara para uma juventude em formação contra valores que desumanizam o homem. Sabemos que a vida não é "cor de rosa", que o lícito e o ilícito convivem em todas as áreas; mas o destaque dada a maldade pura e simples, pode contribuir para formar ou reforçar um comportamento equivocado e até doentio, especialmente entre jovens, que estão em processo de formação de valores.
Por que os personagens éticos, tem que ser sempre meio" parvos",sem nenhum charme e os personagens do mal são lindos e glamourosos? O papa escreveu há pouco tempo um texto onde ele falava da necessidade de "santos" contemporâneos, que vivem vida comum, de qualquer jovem ou adulto; é preciso enxugar as lágrimas que não são as suas, é preciso sentir a dor alheia; é preciso lutar por causas coletivas, é preciso buscar protagonismo na vida, e favorecer a vida plena de todos.
A cor da pele não nos faz melhor que ninguém muito menos o saldo bancário. a cultura, o conhecimento adquirido só terá valor se colocado a serviço da humanidade. Todos clamam por um mundo melhor mais justo, igual e solidário, mas esperamos que quem construa esse mundo? grandes líderes que lutaram por causas justas morreram porque poucos tiveram a coragem de segui-los, é difícil sair de nossa zona de conforto, mas é necessário e urgente, precisamos teorizar menos e praticar mais ( inclusive quem vos escreve ), não precisamos de "heróis" precisamos de humanidade, delicadeza, respeito, por todos em sua forma de estar no mundo; os santos que hoje alguns louvam nada mais foram do que pessoas que saíram de si e se dedicaram a causas e grupos sociais, como disse FRANCISCO os santos já não vestem túnicas nem vivem enclausurados, eles tem que estar ligados aos irmãos,buscando em cada um a divina humanidade cristã que nos faz iguais. JESUS vive em nossos atos, no voo de beija flor, na chuva que cai...em nossas mãos entrelaçadas.




Boa noite, amiga, gosto de ler suas poesias e textos. Parabéns e grande abraço. Raimunda Gil Schaeken
ResponderExcluir